domingo, 31 de agosto de 2008

Para matar saudades.





E porque este fim de semana a Chincha ficou a seco, aqui fica este belíssimo registo da popa do River Gurara, da autoria do Sousa Marques, feito no mergulho do passado Domingo.
Váaaaaaa, agora não fiquem tristes! Se tudo correr bem, daqui a poucos dias há mais :)

domingo, 24 de agosto de 2008

E porque estamos numa de River...

... Aqui ficam umas excelentes fotos do mergulho desta manhã, na parte menos profunda do naufrágio, da autoria do João Martins.





Temos artista :)

A turma da noite!

Quinta-feira, final da tarde, e já a turma da noite estava preparada para entrar na água.

Depois de algumas tentativas mais ou menos sucessidas de registar o momento para a posteridade, lá partimos cheios de expectativa em relação ao excelente mergulho que se avizinhava.

Chegados ao spot, e mal colocamos as lanternas debaixo de água, percebemos rapidamente que iria ser mais um mergulho do tipo "oceanário", ou seja, com uma visibilidade fantástica.

Ainda não tínhamos começado a descer e já estava preparada para desempenhar uma das mais importantes funções desta curta jornada mergulhística: ser assistente de fotógrafo subaquático, nomeadamente do João.

Posso dizer que, para a primeira vez.... ,até nem fui de grande ajuda, mas podem acreditar que a boa vontade era grande.

Vimos saimas, rascaços, safios, moreias, budiões, polvos, santolas, tendo este sido de longe um dos melhores mergulhos que já fiz.



Em relação a buddys, desta vez não foi a "da onça", mas sim o Jorjão e o joão negão (perolazinha), e a eles também devo agradecer por mais este fantástico mergulho.


Nota: A primeira e última fotos são da autoria do Carlos Tavares (aka Geodiver) e, as restantes, do joão negão (perolazinha).
Muito obrigada a ambos :)

Este mergulho já se encontra relatado nos locais habituais, mas como não consigo colocar os links de forma decente, fica para a próxima.

sábado, 23 de agosto de 2008

O River Gurara

Apesar de não ter encontrado nenhuma foto do naufrágio propriamente dito, encontrei uma foto, da autoria do fotógrafo alemão Hans Rosenkranz, do River Gurara, propriedade da NGA (Nigerian National Shipping), dos tempos em que este cargueiro de 174,96m cruzava os 7 mares.

A todos os que ainda não o viram, aqui fica o River, tal como era:

http://www.rosenkranz-shipphotos.de/cm/displayimage.php?album=106&pos=38

A âncora do River Gurara


Do Geodiver chega-nos mais esta excelente foto do mergulho do passado Domingo na baixa do cabo.

Espero que esta foto seja somente um apetizer para o mergulho de amanhã.

Com esta história do River, acabei de googlar um pouco e descobri que, há cerca de 6 anos, foi feito um documentário sobre o naufrágio deste cargueiro nigeriano, que se afundou no Cabo Espichel em 1987.

As coisas que a malta descobre em 2 minutos de net.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A Chincha Underwater II - Mergulho na Baixa do Cabo (17/08)

Because diving is fun, a Chincha juntou-se novamente na excelente companhia do grupo habitual, para um fantástico mergulho nas paredes do Cabo.

Uma visibilidade fabulosa e uma envolvência incrível, foram alguns dos factores marcaram esta saída, seguida por um óptimo almoçinho no local do costume. Domingo há mais :D

A reportagem fotográfica é da autoria do Carlos Tavares (também conhecido como Geodiver), a quem agradecemos, desde já, pela sua publicação na Chincha.







Espécimes raros identificados na Baleeira.

Notícia de última hora: identificadas criaturas raríssimas na ponta da Baleeira, as quais foram captados pela lente sempre atenta do João Martins.

Dão-se alvíssaras a quem conseguir identificar a que espécie pertencem tão intrigantes criaturas.





Nota: João, obrigada pelas fotos.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

O fundo da Baleeira.

Da autoria do nosso amigo João Martins [aka joão negão ( perolazinha )] chegam-nos estas belas fotos do fundo da Baleeira, tiradas durante o mergulho de 10/08.

É devido a imagens como estas que, como diz (ou escreve) o nosso amigo CMonteiro, «é impossível imaginar a vida sem Mergulho, não é?»

Muito obrigada João :)





P.S. - Os pampos, são mesmo pampos :)

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Inventário das especies piscicolas...

Aqui deixo-vos um link que vai ser de certeza importantíssimo para que possamos iniciar / continuar a conhecer as espécies do Parque Maritimo Luis Saldanha.

http://especiesesimbra.blogspot.com/

Mais Baleeira.

Continuando com a reportagem fotográfica do mergulho da Baleeira, feita pelo Carlos Tavares (Geodiver), aqui ficam mais umas fotos que ilustram bem a beleza daquele spot, especialmente em dia de boa visibilidade, como foi o caso.




Olhem só para este polvo, foto simplesmente fantástica:



A Chincha Underwater I - Mergulho na Baleeira (10/08)

Graças ao Geodiver (aka Carlos Tavares), que fez o especial favor de tirar e nos enviar as fotos do último mergulho na Baleeira em que marcamos presença, aqui fica uma reportagem fotográfica da Chincha Underwater.


Digam lá se não está aqui arte, muita arte (mergulhísticamente falando, é claro).

Great pics Geo, muito obrigada :)


Caída pelas barbatanas novas...


Ganda Foto Geodiver!!!
São lindas não são?! Fiquei toda babadinha!!!!
Obrigada!!!!

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Um nocturno com Lua Cheia

Pois é... pois é... o "baptismo" nocturno já foi feito com água bem fresquinha, com muitos amiguinhos e com a famosa farinha torrada para comemorar... pena que faltem as fotos e os restantes chincheiros!!!!

Ontem duas das chincheiras foram a banhos nocturnais!!!
Foi o 1º mergulho nocturno. Foi bestial!!! pouca vida é verdade mas as cores à luz dos "archotes marinhos" são magnificas: peixes tipo balõezinhos prateados a pintalgarem aqui e ali o cenário, os camarões no seu alaranjado, o safio, o lagostim, a moreia, as majestosas rochas subaquáticas a imporem respeito...enfim adorei... ou melhor adoramos (acho eu?!)

Estava uma noite de lua cheia espectacular.... as formações rochosas são magnificas à noite cheias de contrastes e segredos... quase que me senti regressar aos meus 10 anos quando lia ou melhor devorava os livros de aventuras de Os cinco (The Famous Five)... e só me lembrei de uma aventura que se passava numa lagoa muito escura e cujos mistérios se adensavam à noite... simplesmente bestial!!!! Na realidade estavam 2 aventureiras dos Famosos Cinco Chincheiros!!!!

Pena foi o frio, esta chincheira tem um problemazito por resolver... desde já agradeço a quem de direito as luvinhas e o cházinho bem quentinho que muito me ajudaram...

Ah é verdade... festa de "baptismo" que se preze tem de ter prendinhas ... estou mesmo vaidosa com este meu novo "enxoval"!!! Ora vejam lá...


Bestial não?!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Um mergulho no Mar Báltico...

Bem há já algum tempo que prometi... aqui vai... espero que gostem...
Tallinn, Estónia, Maio de 2008...
Cidade espectacular e monumental...


Cheia de pequenos detalhes deliciosos (como este algeroz) ...


Ou sinaléticas de alerta para turistas mais distraídos...

Restaurantes "medievais" à luz de velas e com repastos inimagináveis...
W.C.'s. literalmente às escuras e de cheiro caracteristico da época, como este exemplar masculino...

ah... ai saudadinhas... e as amêndoas... as amêndoas medievais, já para não falar da magnífica cerveja de ervas...

e como a Finlândia ficava a dois passos, metemo-nos no barco que atravessa o Báltico e lá fomos...

Helsinki, Finlândia, Maio de 2008

Depois da beleza estoniana esta finlandesa não me deixou saudades...



fiquemo-nos pela beleza do magnífico pôr do sol no Mar Báltico...

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Vamos mergulhar no fim de semana?

Chincheiros e Chincheiras, vejam nas vossas agendas se querem/podem ir mergulhar Sábado ou Domingo, para combinarmos se a Chincha vai ao fundo, ou não.

Um mergulho no Charco!

Certamente que muito de vós já se tinham questionado sobre a forma como os cincheiros conseguiram adquirir todas aquelas inconfundíveis técnicas de mergulho.


Pois aqui fica, em primeira mão, do Mar da Chincha para o Mundo, a revelação exacta do centro de treinos da Chincha:












Quinta-feira há noturno.

Que segredos guardará o Mar de Sesimbra by night?