terça-feira, 6 de maio de 2008

Fôramos e viéramos e não trouxéramos nada!

E lá se passaram 5 diazinhos, bem passados entre Roma e Florença e deu para ter uma ideia do caos e da beleza que caracteriza o país do Dolce fare niente.



A rota das aniversariantes (mãe e mana) começou em Florença – Firenzi. A cidade é linda e tem uma luz espectacular! Não estávamos era à espera das filas intermináveis e do mar de gente que caracterizou os 4 dias de visita! Mas ainda assim, (e tirando uma espécie de um assalto ao nosso quarto de “hotel” – um B&B) revelou-se encantadora graças a recantos lindíssimos e uma luz especial que convida à contemplação. A ideia que dá, é de ainda estar presa numa magia medieval que não se estranha já que nos lembra muito do que conhecemos no nosso país... e com o rio a iluminar a parte velha da cidade, pareceu-me uma versão mais viva de Coimbra.
Vale muito a pena visitar o Duomo e subir à cúpula (se houver paciência para levar com 1h15 de fila). De resto a paisagem, as ruas esquecidas e as fachadas valem bem mais a pena do que as galerias que ainda estão no modo de “vitrine” ou no modo “isto é tudo o que temos, agora vejam”. É pena que num país com um património tão vasto e tão rico ainda não tenham evoluído no que diz respeito à sua valorização.



Esta Chincheira também já foi a Roma!

Já Roma... linda de morrer, mas caótica demais! Os romanos de simpático têm pouco e os milhões de turistas que visitam os lugares mais conhecidos não concorreram para causar uma boa impressão! De tudo, para mim o mais fantástico, foi mesmo a zona do Fórum Imperial e do Coliseu... cliché, mas de facto magnifico! Vale bem a pena andar dezenas de quilómetros a pé para não perder os detalhes e perceber como, literalmente, em cada canto se respira história! Mas o Asterix tinha razão “estes romanos são loucos”!
O Vaticano, não digo como a “outra” que Fátima é maior... até porque o é, mas também não é fácil perceber o espírito cristão quando o pessoal dá o golpe na fila mesmo ao pé da entrada e quando dentro da basílica, qualquer cm2, dava para pagar os nossos ordenados até ao final da vida! Isto há caridade e caridade!



Bom, bom... os gelados e a comida (tirando uma ou outra excepção). Até porque a nossa primeira refeição, ainda em Florença foi acompanhada do verdadeiro charme italiano... A minha irmã, recebeu mesmo o tradicional “ciao bella” depois de um “tu me piaggi... manda me un e-mail!” no fim do nosso primeiro jantar!

Mergulho, mergulho… nem por isso! Não que a vontade fosse pouca, mas nem o rio Arno em Florença nem mas inúmeras e fantásticas “fontanas” de Roma apresentavam as condições ideais! Fica para a próxima…



Por falar nisso, quando é que o mar da Chincha vai a banhos (leia-se, mergulhos)?

2 comentários:

Akra Barbarion disse...

Que belas fotos cincheira, ainda bem que gostaste.

Estou a ver que nada mudou desta a nossa viagem a Roma e que os italianos continuam simpáticos como sempre.

Tz disse...

Fantástico "post" e viagem tambem....gostei tambem e muito especialmente da pergunta muito pertinente feita no final do texto =)