terça-feira, 12 de agosto de 2008

Quinta-feira há noturno.

Que segredos guardará o Mar de Sesimbra by night?



4 comentários:

Guilhim disse...

escarafunchem na ferida desta chincheira desterrada...

GeoDiver disse...

Guilhim....não perdeste nada! Estava tudo escuro!

Ainda se conseguiu ver algumas espécies habituais, a maior parte delas meio zonza e cheia de sono ...
... e até houve quem visse um lagostim das pedras. Eu por mim, fico-me pelo Scyllarides latus (São crustáceos de tamanho pequeno a grande; Corpo mais achatado do que os outros grupos de lagostas; Carapaça geralmente granulosa, por vezes munida de dentes; olhos móveis, mas "enterrados" dentro do bordo anterior da carapaça; Antenas curtas e largas em forma de placas, desprovidas de um "chicote" longo; antenûlas curtas e delgadas; Cauda larga, possante, com um leque caudal bem desenvolvido; Todas as patas são desprovidas de pinças [exceptuando-se o 5º par de patas das fêmeas que termina por uma pinça]; nenhuma pata é mais grossa do que as outras.
Scyllarides latus Latreille, 1803
Nomes vulgares:
* Nacional: Cavaco, Cigarra, Lagosta de pedra ou carrasco;
(espanha) Cigarra;
(frança)Grande cigale;
(itália)Mediterranean locust lobster;


Eu era para tirar fotos deste evento, mas como sabia que não estavas presente e que podias sentir-te ainda mais desterrada....resolvi esquecer-me de levar a máquina. Assim, aguardo um outro mergulho nocturno em que estejas presente para tirar fotos....


PS - continuo à espera dum mail.... já sabem para quê.....

bjs

Akra Barbarion disse...

Eu até podia dizer que foi um mergulho fantástico, com uma lua cheia magnífica e com um grupo 5*, mas não vou, até porque já me descaí no respectivo post.

De qualquer forma, e não querendo alimentar mais polémicas, de facto vimos muitos lagostins da pedra, apesar de haver quem lhes queira chamar outra coisa, escudando-se na ciência.

Ps - Geo, já seguiu o mail e obrigada :)

Guilhim disse...

Geodiver... obrigada pelas tuas palavras! Apesar de não ficar feliz com a desgraça alheia, valha-nos o facto de saber que podia ter perdido muito mais!

beijinhos e não deixes de manter o contacto... afinal quase que somos vizinhos do desterro...